O ensino de Geometria Plana em aulas online sob a perspectiva de Vygotsky por meio do software Sketchup

  • João Ricardo Chiodi UEMS
  • Sonner Arfux de Figueiredo UEMS

Resumo

Neste artigo discutimos um experimento de ensino de geometria plana, tendo como recurso didático metodológico o software SketchUp e o aporte teórico sociointeracionista de Vygotsky, especialmente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, perpassando pelo estudo das Funções Psicológicas Superiores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com atividade desenvolvida de forma prática envolvendo conceitos de geometria plana em aulas síncronas e atividades assíncronas, via Google Meet, com a participação de cinco estudantes de uma escola pública do interior do estado de Mato Grosso do Sul. Como resultado constatamos que o SketchUp tem potencial para uso como software educacional, contribuindo para o ensino e o aprendizado em geometria, e sua utilização, além de criar, também amplia Zonas de Desenvolvimento Proximal.

Publicado
2021-10-16