O ensino da Matemática escolar a partir das concepções de um colégio salesiano feminino
Resumo
Este artigo tem a finalidade de apresentar os resultados finais de uma dissertação de Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a qual foi norteada pela problemática ‘Que trajetória histórica teve o ensino da Matemática no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, sendo este um colégio para moças?’ Assim, refletimos sobre os processos de constituição da Matemática escolar, nos primeiros anos escolares no Colégio Feminino em Campo Grande no Sul do Mato Grosso Uno, entre os períodos de 1930 a 1970. Utilizamos autores da história cultural tais como: De Certeau, Dominique Julia e André Chervel. Por meio do método qualitativo de pesquisa que preconizou o movimento historiográfico, nos trouxeram informações de que a Matemática, ensinada no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, não tinha distinção de gênero, realizando aproximações com as normativas oficiais e também com propostas metodológicas similares ao Colégio Pedro II.