Tecnologias e narrativas digitais: o PIBID em um contexto pandêmico
Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, que integra um mosaico de investigações do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática (TeDiMEM). Temos como temática o papel das Tecnologias Digitais no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em tempos de pandemia. Trazemos como questão norteadora: como as Tecnologias Digitais possibilitaram o desenvolvimento de um grupo de PIBID em matemática na pandemia? Temos como objetivo analisar os papéis das Tecnologias Digitais em um grupo de alunos que participam do PIBID (pibidianos) em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em um contexto de ensino remoto emergencial. Com a intenção de olhar para alguns pontos dessa formação, traçamos os seguintes objetivos específicos: i) analisar se ocorreram mudanças e adaptações na dinâmica de trabalho do grupo do PIBID/Matemática/UFMS, buscando perceber possíveis influências da pandemia na sua formulação; ii) analisar as narrativas digitais produzidas por pibidianos com foco nas Tecnologias Digitais e Formação Docente; iii) analisar possíveis transformações expansivas que possam ter acontecido no sistema de atividade, com movimentos dos pibidianos durante as ações do projeto. Para produção de dados, estamos acompanhando 10 pibidianos da matemática, uma professora supervisora de uma escola estadual, e uma coordenadora de área, com ações que vem sendo pensadas, planejadas e desenvolvidas pelo grupo para atender a escola. Temos até o momento, como material, portfólios produzidos pelos alunos desde outubro/2020 (início de período regente desta turma), gravações de todas as reuniões realizadas pelo grupo, discussões no Telegram e em grupos de WhatsApp com atendimento aos estudantes da escola de 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de produções desenvolvidas pelo grupo para esses atendimentos. Na análise dos dados, buscaremos vestígios da influência das Tecnologias Digitais no processo de constituição e desenvolvimento do grupo referenciado, ressaltando potencialidades e desafios do planejamento à execução no contexto de pandemia, pela ótica da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 2001), com análise a ser apresentada em formato narrativo. Com essa pesquisa, esperamos discutir se/como a pandemia influenciou nas ações do PIBID e quais estratégias foram usadas de forma remota.