Tecnologias e narrativas digitais: o PIBID em um contexto pandêmico

  • Juliana Leal Salmasio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aparecida Santana de Souza Chiari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, que integra um mosaico de investigações do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática (TeDiMEM). Temos como temática o papel das Tecnologias Digitais no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em tempos de pandemia. Trazemos como questão norteadora: como as Tecnologias Digitais possibilitaram o desenvolvimento de um grupo de PIBID em matemática na pandemia? Temos como objetivo analisar os papéis das Tecnologias Digitais em um grupo de alunos que participam do PIBID (pibidianos) em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em um contexto de ensino remoto emergencial. Com a intenção de olhar para alguns pontos dessa formação, traçamos os seguintes objetivos específicos: i) analisar se ocorreram  mudanças e adaptações na dinâmica de trabalho do grupo do PIBID/Matemática/UFMS, buscando perceber possíveis influências da pandemia na sua formulação; ii) analisar as narrativas digitais produzidas por pibidianos com foco nas Tecnologias Digitais e Formação Docente; iii) analisar possíveis transformações expansivas que possam ter acontecido no sistema de atividade, com movimentos dos pibidianos durante as ações do projeto. Para produção de dados, estamos acompanhando 10 pibidianos da matemática, uma professora supervisora de uma escola estadual, e uma coordenadora de área, com ações que vem sendo pensadas, planejadas e desenvolvidas pelo grupo para atender a escola. Temos até o momento, como material, portfólios produzidos pelos alunos desde outubro/2020 (início de período regente desta turma), gravações de todas as reuniões realizadas pelo grupo, discussões no Telegram e em grupos de WhatsApp com atendimento aos estudantes da escola de 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de produções desenvolvidas pelo grupo para esses atendimentos. Na análise dos dados, buscaremos vestígios da influência das Tecnologias Digitais no processo de constituição e desenvolvimento do grupo referenciado, ressaltando potencialidades e desafios do planejamento à execução no contexto de pandemia, pela ótica da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 2001), com análise a ser apresentada em formato narrativo. Com essa pesquisa, esperamos discutir se/como a pandemia influenciou nas ações do PIBID e quais estratégias foram usadas de forma remota.

 

Biografia do Autor

Juliana Leal Salmasio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), possui Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018) e Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Membro e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Educação Matemática - (GPTEM/UFGD) e do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais Móveis e Educação Matemática (TeDiMEM). É integrante do Projeto Tecnologias Digitais Móveis e Educação Matemática (TeDiMEM), dedicando-se a pesquisas relacionadas ao uso do Smartphone (e outras Tecnologias Digitais) no processo de Ensino e de Aprendizagem matemática.

Aparecida Santana de Souza Chiari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mãe do Enzo, esteve em licença maternidade em 2017. Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2007) e Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015). Foi Orientadora Educacional Online do programa RedeFor, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Ministrou disciplinas na USP para cursos da área de Exatas. Atualmente é docente Adjunta A2 do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição e editora da Revista Perspectivas da Educação Matemática (Qualis B1 - Ensino). É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática/INMA/UFMS, coordenadora do grupo de pesquisa TeDiMEM e membro do grupo de pesquisa GPIMEM (associada). É também membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Mato Grosso do Sul, membro do comitê de pareceristas das revistas Integrare, Perspectivas da Educação Matemática e BOLEMA, além de emitir pareceres ad hoc para outros periódicos.

Publicado
2021-10-16