Tecnologias digitais e Educação Matemática: necessidades e apoio a professores na pandemia de COVID-19
Resumo
A pandemia de Covid-19 provocou mudanças significativas na Educação. O isolamento social fez com que letrados e não letrados em tecnologias digitais desenvolvessem diversas habilidades relacionadas ao uso de tecnologias digitais tanto na educação quanto em afazeres diários. Mesmo após um ano ainda em ensino remoto emergencial, encontramos diversos profissionais relatando dificuldades em desenvolver propostas pedagógicas com recursos tecnológicos com foco na produção de conhecimento matemático. Após um ano ainda vivendo o ensino remoto emergencial, em particular o de Matemática, refletimos, enquanto pesquisadoras e integrantes do projeto de pesquisa TeDiMEM - Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o quanto seria importante a realização de um curso de formação continuada para professores e licenciandos de matemática sobre o uso das tecnologias digitais. Apesar de todos os desafios, as atividades online são cruciais para minimizar os prejuízos na ausência das aulas presenciais (CORDEIRO, 2020). Cabe destacar que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem favorecer a produção de conhecimento e aprofundamento do conteúdo estudado, movimentando a educação e promovendo mediações entre a abordagem do professor em relação à compreensão dos alunos e o conteúdo vinculado (KENSKI, 2012). Nesse viés, trazemos como questão norteadora: como um curso pode partir das necessidades e dar apoio a professores e licenciandos em matemática em suas dificuldades tecnológicas no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia de Covid-19? Objetivamos investigar um curso online sobre o uso de tecnologias digitais com professores e licenciandos em matemática a partir do contexto de Ensino Remoto Emergencial provocado pela pandemia de Covid-19. Para isso, realizaremos no segundo semestre deste ano (2021) um curso online com oito encontros síncronos, além de outras atividades realizadas de modo assíncrono. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os sujeitos serão professores e licenciandos de matemática. Na análise de dados buscaremos investigar o planejamento e desenvolvimento do curso, as produções autorais desenvolvidas pelos participantes e possíveis relações entre o curso e a prática pedagógica e acadêmica dos mesmos. Com essa pesquisa, para além da contribuição empírica, pretendemos contribuir com o debate e com as investigações sobre possibilidades de uso de tecnologias digitais para produção de conhecimento matemático de forma crítica, responsável e considerando as diferenças de acesso e letramento digital. O curso também será cenário para o desenvolvimento de duas pesquisas de mestrado que têm como foco analisar possibilidades das Tecnologias Digitais em Educação Matemática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.