Uma análise das sub-temáticas e as metodologias presentes nos artigos sobre a Etnomatemática do XIII ENEM

  • Adriana Lauxen Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suzete Rosana de Castro Wiziack Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O estudo apresenta uma análise sobre os principais teóricos da fundamentação epistemológica da etnomatemática e as metodologias adjacentes utilizados em trabalhos submetidos no XIII ENEM. Este texto tem por objetivo problematizar as direções das pesquisas que envolvem o tema etnomatemática, servindo como base para novos estudos e para futuras pesquisas aparentemente autônomas. O Estado do conhecimento foi a metodologia aplicada. Para a coleta dos dados utilizamos a palavra etnomatemática, encontrando 42 artigos. A base das leituras foi em resumo e bibliografia dos artigos. A pesquisa revelou enorme variação no formato de apresentação dos resumos, sendo alguns sucintos, confusos ou incompletos. Não traziam informação sobre o tipo de pesquisa, faziam confusão entre metodologia da pesquisa e os instrumentos utilizados, limitando a coleta de informações. Mesmo assim, a investigação contribui com um mapeamento de pesquisas já realizadas, de suas metodologias e de seus referenciais teóricos. Ordenamos os artigos em 14 temas: Educação Indígena; Educação básica; Ensino superior; Formação de professores; Educação do campo; Minicurso; Jogos; Educação Profissional; Cerâmica; Fabricação de farinha; Redes de dormir; Bordados; Feiras; Música. Com a análise, indicamos possibilidades e diferentes perspectivas para a pesquisa em ensino da matemática que podem contribuir com futuros estudos sobre o tema etnomatemática.

Publicado
2021-10-29