Os entraves e as superações de estudantes ao utilizarem smartphones em aulas de Matemática

  • Vanuza Camargo Durães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aparecida Santana de Souza Chiari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Historicamente as tecnologias sempre foram vistas com receio quando se discutia sobre sua inserção em contexto de sala de aula. Mesmo de maneira receosa, elas adentraram os ambientes escolares e ganharam espaço nas discussões pedagógicas, além do mais a evolução das formas, modelos, funções é notória e não pode ser ignorada. Pensando nisso e sobre a potencialidade e viabilidade de algumas tecnologias, como os dispositivos móveis, em especial os smartphones, incluímos esse meio em nossa pesquisa, vinculando às Investigações Matemáticas e produção de Histórias em Quadrinhos. Ressaltamos que essa produção é recorte de uma pesquisa qualitativa de mestrado, realizada com uma turma de 6°Ano do Ensino Fundamental II, em uma Escola Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, além disso se trata de uma pesquisa do qual as análises da produção de dados transcorreram por meio da Teoria da Atividade.

Biografia do Autor

Vanuza Camargo Durães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda em Educação Matemática pela mesma Universidade. TCC - "Diversos tipos de texto matemático" - aprovado com louvor. Projeto de Pequisa do Mestrado - "Produção de histórias em quadrinhos: articulando tecnologias digitais e sala de aula" Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Atuou como professora no Ensino Fundamental II.
Publicado
2021-10-23