Mapeamento de teses e dissertações sobre a escola da autoria e a disciplina projeto de vida

  • Carolina Moraes Lino UFMS
  • Carla Regina Mariano da Silva

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado que em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, provisoriamente intitulada: “Escola da Autoria: Narrativas de Professores da Disciplina Projeto de Vida”. Apresentamos um levantamento inicial da produção do conhecimento a partir de descritores específicos: “Escola da Autoria” e “Disciplina Projeto de Vida”. Para este propósito, o levantamento foi realizado em: CAPES, BDTD e Banco de Teses e Dissertações da UEMS e da UFMS. Buscamos trabalhos que discutem as temáticas e quais de fato se referem ao que queremos trabalhar e suas contribuições para a validação da proposta de investigação. Evidenciamos o encontro de nove trabalhos que em seus resumos ou títulos trazem assuntos que permeiam os temas delimitados, porém esse levantamento prévio das produções, selecionamos três dissertações que focam, especificamente, nas Escolas da Autoria e na Disciplina Projeto de Vida: “Dificuldades e desafios do programa de ensino médio em tempo integral em MS: percepções dos educadores”; “O Projeto Escola da Autoria como política de Educação em Tempo Integral: o caso da escola estadual de Taquarussu – MS”; “Quem é o protagonista da Escola da Autoria? análise de uma parceria público-privado em MS (2017 - 2019)”.

Palavras-chave: Mapeamento de teses e dissertações; Projeto de Vida; Ensino Médio; Escola da Autoria.

Publicado
2021-10-23