Estatística com projetos: experiência no sétimo ano

  • Carlos Alexandre Silva dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Feliz Duarte de Moraes UFRGS/PROFESSOR

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar como um estudo baseado em Projetos de Aprendizagem aliado às competências básicas da Estatística pode contribuir para a formação de estudantes críticos e atuantes na sociedade. Deste estudo fizeram parte 27 alunos do sétimo ano de uma escola pública do Ensino Fundamental onde eles realizaram coleta de dados, tratamento das observações usando as planilhas eletrônicas para a criação dos gráficos e suas apresentações de resultados para o grande grupo em forma de slides.  Os dados da pesquisa foram coletados pelas respostas, relatos e escritos dos alunos bem como em todas as experiências vivenciadas durante o estudo. As informações recolhidas foram analisadas por meio da Educação Crítica e as aptidões básicas da Estatística em autores nacionais e internacionais. Percebemos troca de ideias por parte dos nossos aprendizes que, na busca por respostas a seus questionamentos, tiveram contato com a investigação e a pesquisa. Por meio de gráficos, quadros e tabelas, expuseram suas conclusões demonstrando capacidade de argumentação. Nossos resultados sugerem, de acordo com a literatura estudada, que essa forma de pedagogia contribuiu para a formação de educandos críticos e com pensamentos reflexivos em relação ao mundo.

Publicado
2021-10-23