Traços históricos do método intuitivo no ensino brasileiro (1890 - 1930)

  • Jaqueline Gonçalves de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Klinton Pinheiro Sales Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Laís Carvalho Vieira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O propósito deste artigo é mostrar as características e contribuições do período intuitivo apontando as mudanças significativas que ocorreu no final do período do império em que propiciou caminhos para o desenvolvimento inicial do período da Escola Nova ao qual realizamos leituras bibliográficas de trabalhos desenvolvidos que nos apresentam modelos e práticas de sala de aula do respectivo período que norteia esse estudo. Nesse movimento Rui Barbosa (1886) traduziu o manual Lições de Coisas no Brasil ampliando o método de ensino intuitivo tomando por princípios a intuição como a razão dos conhecimentos que compreendem os sentidos e a observação. Nesse contexto histórico ao qual deixa de ser um ensino abstrato de memorizações e livresco herança do Império, tornando-se um ensino concreto evidenciando a vida cotidiana da aprendizagem da criança, destacamos a importância que se teve a utilização das lições de coisas que orientava o professor na organização das práticas pedagógicas de ensino da sala de aula, principalmente da escola primária.

Publicado
2021-10-23