Alfabeta-zação! construindo um grupo de estudos sobre quadrinhos para professores que ensinam matemática em meio à pandemia

  • Melyssa Oliveira Bezz Torres UFF
  • Danilo Magalhães Farias Secretaria Municipal de Educação de Maricá
  • Wanderley Moura Rezende UFF

Resumo

O processo de legitimação das Histórias em Quadrinhos (HQ) no espaço escolar tem se desenrolado desde o século XX. Para além de um exercício de interpretação iconográfica (BARI, 2015), a presença das gibitecas em escolas tem auxiliado na formação de leitores em um sentido mais amplo (NOGUEIRA, 2015). Contudo, se comparado às outras disciplinas escolares, esse recurso tem sido explorado de maneira tímida na sala de aula de Matemática. Nesse sentido, vislumbrou-se como contribuição a produção de material didático de Matemática com o uso de HQ. O projeto HQEM - História em Quadrinhos no Ensino de Matemática teve origem nas ações do subprojeto de Matemática do PIBID UFF/CAPES 2015-2018. Na fase inicial, as atividades do projeto envolviam o desenvolvimento de material didático articulando quadrinhos e a metodologia de Resolução de Problemas. Essas produções foram apresentadas em diversos eventos regionais e nacionais de Ensino e Educação Matemática, entre 2016 e 2018. Também constam como produções a publicação de um artigo em periódico especializado, duas monografias de especialização, um Trabalho de Conclusão de Curso de graduação, a produção de um capítulo de livro, a produção de um Gibi Matemático e a realização de duas oficinas de capacitação de professores. Em 2020, o projeto se legitimou como ação vinculada ao Programa Dá Licença do IME/UFF. Em virtude da pandemia do coronavírus, em 2020, o projeto HQEM passou a promover ações via web, sendo uma dessas a live intitulada “História em Quadrinhos e Ensino de Matemática: reflexões iniciais”, com a presença de pesquisadores do tema. Neste evento foi divulgada a criação do “Alfabeta-zação!”, um grupo de estudos para professores e licenciandos interessados na articulação entre HQ e Ensino de Matemática, seja pelo viés da produção de material didático ou da pesquisa. O grupo iniciou as atividades em julho de 2020, com participantes de diferentes estados e universidades. Em encontros semanais, o grupo se debruça sobre trabalhos de referência no campo dos quadrinhos, promovendo palestras e debates entre seus integrantes. Com o objetivo de alinhar os diversos interesses dos participantes, atualmente o grupo segue duas linhas de atuação: uma voltada essencialmente para a pesquisa, e outra dedicada à produção de materiais. Evidentemente, as atividades são correlacionadas, o que acarretará diversos momentos de integração. Essa nova fase visa a produção de materiais didáticos, quadrinhos originais, artigos, dissertações e TCC. Vislumbra-se também a produção de um manual orientando professores que ensinam Matemática sobre o uso e produção de HQ para a sala de aula.

Publicado
2021-10-23