Tecnologias digitais como um jogo de linguagem constituído a partir da formação inicial do professor de Matemática
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar como as Tecnologias Digitais (TD), no ensino da matemática, têm sido pensadas na formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde a análise feita foi inspirada na Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus da pesquisa é composto por textos publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2019. Teoricamente, utilizamos algumas noções de uma pragmática da linguagem, pensada a partir da obra do Wittgenstein (1999) em sua fase madura. A partir das análises, vimos que, na formação inicial de professores, a construção de um jogo de linguagem se faz por meio de regras: (i) conhecimento técnico-didático-pedagógico, (ii) vivência, exploração e interação com a TD e (iii) formação crítica e reflexiva. Tais regras não se constituem apenas de palavras, mas envolvem ações nas quais o professor precisa seguir para utilizar as TD em suas aulas.