Tecnologias digitais como um jogo de linguagem constituído a partir da formação inicial do professor de Matemática

  • Jéssica de Lima Santos Instituto Federal Goiano
  • Júlio César Gomes de Oliveira

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar como as Tecnologias Digitais (TD), no ensino da matemática, têm sido pensadas na formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde a análise feita foi inspirada na Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus da pesquisa é composto por textos publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2019. Teoricamente, utilizamos algumas noções de uma pragmática da linguagem, pensada a partir da obra do Wittgenstein (1999) em sua fase madura. A partir das análises, vimos que, na formação inicial de professores, a construção de um jogo de linguagem se faz por meio de regras: (i) conhecimento técnico-didático-pedagógico, (ii) vivência, exploração e interação com a TD e (iii) formação crítica e reflexiva. Tais regras não se constituem apenas de palavras, mas envolvem ações nas quais o professor precisa seguir para utilizar as TD em suas aulas.

Publicado
2021-10-23