Que pesquisa acontece em uma pandemia? Cenários possíveis de produção de dados em uma pesquisa com crianças na escola

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento, que objetiva problematizar processos de escolarização matemática frente os modos infantes de ser/se tornar, no espaço escolar do 1° ano do Ensino Fundamental. Para isso, pretendíamos promover uma interação entre pesquisadora, escola, crianças e professoras, participando, convivendo e produzindo narrativas nesse espaço, mas no caminho, uma pandemia convocou mudanças no nosso projeto e nos colocou em um processo de acompanhar o ensino remoto e seus desdobramentos. Assim, aqui tratamos de contextualizar esse novo cenário, a escola que nos parece ausente, as demandas da produção de dados e também nossos movimentos teóricos, perseguindo as questões da infância e as práticas escolares. Além disso, em um primeiro exercício, trazemos a composição de dois relatos a partir dos registros que produzimos durante as observações dos encontros online que acontecem via plataforma Google Meet, olhando para as práticas que extrapolam os muros do prédio da escola e nos perguntando: que escolas e que infâncias acontecem quando nada parece estar acontecendo? E, ainda aqui, neste texto, perguntamos: que pesquisa acontece em uma pandemia?

Biografia do Autor

Vivian Nantes Muniz Franco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2016). Membro do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa - HEMEP. Diretora executiva da Revista Perspectivas da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Publicado
2021-10-23