O conteúdo de estatística proposto em duas coleções de livros didáticos: discussões de cunho conceitual e técnico em detrimento de discussões de questões sociais, como o racismo

  • Júlio César Gomes de Oliveira "Universidade Federal do Mato Grosso do Sul"
  • Ricardo Gomes Assunção Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí

Resumo

Este trabalho traz para a cena do campo da Educação Matemática discussões referentes ao currículo. Tem por objetivo analisar como tem sido apresentado o conteúdo de Estatística em duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio que foram aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD 2018). É um estudo de natureza qualitativa que utiliza como corpus de análise livros de matemática que são conhecidos e utilizados pelos proponentes deste estudo. A partir das análises realizadas, é constatado que o conteúdo de Estatística tem sido apresentado, majoritariamente, por meio de temáticas/situações que se referem a dados fictícios. Também, é observado que as temas/situações que tomaram a realidade por referência tem dado enfoque para aspectos conceituais e técnicos do próprio campo da matemática em detrimento de discussões de problemáticas sociais. É concluído que isso colabora para uma possível adaptação dos estudantes a esta sociedade, contribuindo para o estabelecimento das mazelas sociais, dentre elas, pode-se destacar o racismo. Além disso, finalmente, o estudo aponta para movimentos de contracondutas quando o professor ou professora de matemática utilizam livros didáticos.

Publicado
2021-10-23