Disciplinas de geometria nas grades curriculares de cursos de licenciatura em Matemática de universidades federais
Resumo
Este texto é um fragmento de uma pesquisa de doutorado que estamos desenvolvendo pelo PPGEduMat-UFMS (Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), nossa pesquisa ainda está na fase inicial, mas houve a necessidade de realizarmos um levantamento pela internet das grades curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática para verificar a relevância que as Universidades Federais do Brasil atribuíam para as Geometrias Não Euclidiana. Com uma análise documental no uso da História Oral, concluímos o levantamento investigativo na construção de uma tabela. Logo nos vimos compelido a mudar nossa pergunta, pois não eram as Geometrias Não Euclidianas que pareciam pouco relevantes, mas sim a Geometria Euclidiana em si demonstrou-se ter pouca notoriedade em um cenário nacional, diante daqueles dados específicos que nos foi apresentado. Esta é uma pequena pesquisa qualitativa de cunho exploratório, onde os dados coletados via sites oficiais das universidades, foram catalogados e levados a uma tabela para análises e considerações.