Reflexões sobre o uso de smartphones na Educação Matemática a partir de produções do TEDIMEM: movimentos e novas direções

  • Larissa Beatriz Molgora Universidade Federal da Grande Dourados
  • Thainá do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aparecida Santana de Souza Chiari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O smartphone é um aparelho que a partir dos anos 2000 começou a fazer parte da sociedade e para alguns é um item indispensável de lazer, trabalho e estudo. O projeto de pesquisa Tecnologias Digitais Móveis e Educação Matemática (TeDiMEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), teve seu início em 2018 com o objetivo de explorar e analisar possibilidades de uso do celular em aulas de matemática, em distintos níveis e processos educativos. O objetivo desse artigo é apresentar os movimentos do projeto, desde o início vigente, até os dias atuais, a partir de uma revisão bibliográfica das produções do grupo.

Publicado
2021-10-23