Programas assistenciais: benefícios e permanência para o ingresso de licenciatura em Matemática do Centro Universitário São Camilo – ES

  • Bruno Fonseca Coelho Universidade Federal do Espirito santo
  • Adriele Costa Iendez
  • Elemilson Barbosa Caçandre

Resumo

O presente artigo visa apresentar vários aspectos relacionados aos Programas Assistenciais de ingresso no ensino superior, fazendo reflexões acerca do acesso as políticas públicas, oportunizando quem antes não tinha condições de ingressar no meio acadêmico, fazendo-se uma análise da Lei de Cotas e os programas. Além disso, o artigo aponta uma pesquisa investigativa com os discentes do 6º período de Licenciatura em Matemática do CUSC-ES, em que dos 27 graduandos dos registros, apenas 19 responderam à pesquisa, a partir das respostas, foi feito um levantamento. Deste modo, o estudo objetiva a investigação da interação dos programas que a referida instituição é conveniada, verificando o conhecimento dos entrevistados com relação aos programas assistenciais, por quais programas os licenciados são contemplados, a influência que os mesmos exercem na escolha do aluno quanto ao curso de matemática e a forma que os programas funcionam como um incentivo a permanência no curso reduzindo a evasão. Um dos dados que se destacaram é que das 19 pessoas que responderam à pesquisa, 12 possuem algum tipo de bolsa assistencial, é perceptível a necessidade de propagação dos programas assistenciais, uma vez que estes corroboram para o ingresso e pluralidade no curso de matemática reduzindo as desigualdades.

Publicado
2021-10-23