A Matemática na Educação Infantil: mapeamento de teses e dissertações no período de 2010 a 2020
Resumo
Este trabalho tem como objetivo visa mapear teses e dissertações brasileiras que tratam especificamente da
Matemática na Educação Infantil no período de 2010 a 2020. Cabe ressaltar que os dados apresentados fazem parte do Trabalho de Conclusão de Curso que estamos desenvolvendo no curso de Pedagogia e foram coletados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) usando os seguintes descritores: Educação Infantil, Matemática e Números. Os dados levantados nos dezoito (18) trabalhos nos trazem alguns indícios que serão aprofundados na continuidade desta pesquisa. O primeiro deles está relacionado a carência de estudos relacionados à Matemática na Educação Infantil, tendo em vista que em uma década localizamos dezoito trabalhos relacionados aos descritores elencados neste estudo. Outro ponto que merece destaque diz respeito ao fato de o conceito de número ser considerado, em alguns dos estudos deste mapeamento, como a principal preocupação da Matemática na Educação Infantil.