A Matemática na Educação Infantil: mapeamento de teses e dissertações no período de 2010 a 2020

  • Michelle Hikari Nakashita UFMS
  • Sheila Denize Guimarães Barbosa UFMS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo visa mapear teses e dissertações brasileiras que tratam especificamente da
Matemática na Educação Infantil no período de 2010 a 2020. Cabe ressaltar que os dados apresentados fazem parte do Trabalho de Conclusão de Curso que estamos desenvolvendo no curso de Pedagogia e foram coletados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) usando os seguintes descritores: Educação Infantil, Matemática e Números. Os dados levantados nos dezoito (18) trabalhos nos trazem alguns indícios que serão aprofundados na continuidade desta pesquisa. O primeiro deles está relacionado a carência de estudos relacionados à Matemática na Educação Infantil, tendo em vista que em uma década localizamos dezoito trabalhos relacionados aos descritores elencados neste estudo. Outro ponto que merece destaque diz respeito ao fato de o conceito de número ser considerado, em alguns dos estudos deste mapeamento, como a principal preocupação da Matemática na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Michelle Hikari Nakashita, UFMS

Estudante de Pedagogia/FAED/UFMS.

Sheila Denize Guimarães Barbosa, UFMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005) , Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Vinculada ao grupo de pesquisa MANCALA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente). Estuda questões ligadas à formação e prática docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Publicado
2021-10-21