Com quantas premissas se faz um fundamento? (ou: que pode uma ficção em um cenário de formação de professores?)

  • Bruna Letícia Nunes Viana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • João Ricardo Viola dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Esse artigo se constitui como um ensaio ficcional que busca discutir e problematizar alguns atravessamentos de dois colegas, ao trabalharem juntos em uma disciplina intitulada Fundamentos de Matemática A, em um curso de Licenciatura em Matemática. A narrativa foi criada com intuito de problematizar algumas falas e conceitos – dentre elas, nossas próprias falas - presentes em cursos de formação de professores de matemática, bem como apresentar algumas possibilidades nas quais a matemática é apenas o meio para uma educação cujo foco seja os alunos, neste caso, futuros professores e professoras de matemática. Metade dos diálogos e atividades propostas aqui aconteceram no segundo semestre de 2020, outra metade aconteceu no momento de produção desse artigo, e uma “terceira metade” aconteceu entre memórias, afetos e outros escritos. Nessa direção, a ficção é mais do que uma escolha estética: é uma estética que se constrói em uma ética para habitar espaços com produções-invenções, convites para leitoras e leitores, em uma política de educações matemáticas outras. O que pode uma ficção em um cenário de formação de professores?

Publicado
2021-10-15