A reflexividade do professor em sua prática: o uso da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino nas séries iniciais em uma escola no interior de Minas Gerais

  • JUSCELAINE MARTINS DE FREITAS UFMS
  • CLÁUDIA CARREIRA DA ROSA UFMS

Resumo

A educação brasileira tem ganhado cada vez mais destaque nos debates atuais, principalmente no que diz respeito a educação de qualidade, consequentemente, a forma de ensinar e o que ensinar são colocadas em discussão quando os resultados apontados pelos órgãos mediadores de ensino denunciam um ensino bastante frágil e insuficiente. Alunos que concluem o ensino médio com dificuldades em resolver operações simples têm chamado muito a atenção sobre as lacunas que o ensino de matemática tem tido no decorrer dos anos escolares e também em relação a didática dos professores em sala de aula. Diante desta problemática, a pesquisa em fase inicial busca compreender como a Modelagem Matemática pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que a Modelagem Matemática permite uma reflexão crítica por meio de hipóteses que levam a solucionar os problemas buscando discutir e analisar essas possíveis soluções encontradas e verificar a coerência e consistência de cada uma delas. Para D’Ambrósio (1986) a Modelagem Matemática é um processo muito rico de encarar situações reais não sendo, portanto, uma simples resolução de um problema artificial, sendo assim, o aluno consegue perceber a matemática relacionando-a com seu meio cultural e social dando sentido á problemas reais buscando refletir estratégias para solucioná-los. Para Bassanezi (2015) a Modelagem Matemática é uma metodologia utilizada para se obter alguma explicação ou entendimento de determinadas situações reais. A partir do momento em que o professor propõe atividades utilizando situações reais para os alunos esses terão uma outra visão em relação a esse ensino, pois essa forma de trabalhar com resolução de problemas reais possibilita ao aluno refletir e pensar possibilidades para resolver problemas propostos. Diante disso, a Modelagem Matemática proporciona ao aluno situações, que o torna protagonista de sua aprendizagem tomando decisões e refletindo estratégias. Diante disso acreditamos que a Modelagem Matemática poderá contribuir na aprendizagem dos alunos uma vez que dados apontados pelo último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem mostrado notas baixas. Será proposto para nove professores que ensinam matemática nas séries iniciais da escola pública participante dessa pesquisa, um grupo de discussões no qual será realizado um curso de formação sobre Modelagem Matemática a fim de apresentar a proposta aos professores buscando por meio de práticas reflexivas pensar e repensar sobre suas práticas em sala de aula.

Publicado
2021-10-21