Conhecimento matemático nos cursos presenciais de licenciatura em Matemática e no currículo da Educação Básica em Rondônia
Resumo
Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa de mestrado, em andamento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Federal Rondônia (UNIR), que objetiva analisar que relação há entre conhecimento matemático propiciado na formação inicial de professores de matemática ofertados em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Rondônia e o expresso no currículo escolar da Educação Básica. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo documental. Para tanto, os documentos analisados são os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) presenciais de Licenciatura em Matemática ofertados em IES públicas de Rondônia, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores e as Diretrizes Específicas do Curso de Licenciatura em Matemática; e o Referencial Curricular Estadual no que tange ao componente de Matemática voltado para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. Os PPCs foram obtidos no site das IES, as Diretrizes no site do Ministério da Educação (MEC) e o Referencial no site da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/RO). Ao final da pesquisa, espera-se oportunizar reflexões e ampliar o debate acerca da necessidade de mudanças nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Licenciatura em Matemática sobre o perfil formativo do futuro professor no que refere ao conhecimento matemático.