Jornal Dá Licença: explicitando dimensões sociopolíticas na formação inicial de professores
Resumo
O Programa de extensão Dá Licença é vinculado à Universidade Federal Fluminense desde 1999 e articula ações e projetos de extensão com objetivo de contribuir para a formação inicial e continuada de professores que ensinam. Matemática. O Jornal Dá Licença foi o primeiro projeto a fazer parte do núcleo permanente do Programa. Devido ao crescimento das atividades de pesquisa e eventos acadêmicos em Educação Matemática, é vital fornecer regularmente para a comunidade do curso de licenciatura em Matemática as principais informações sobre o meio acadêmico. O Jornal é responsável por manter os graduandos atualizados e contribuir em suas formações complementares, que o confere um caráter formativo. A equipe é interdepartamental e conta com docentes do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFF) e do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF), além de ter corpo editorial fixo com professores de diversas instituições, incumbido de produzir artigos, resenhas de livros, entrevistas etc. Alunos e ex-alunos são convidados para entrevistas, que por meio de conversas espontâneas, compartilham experiências, reflexões, críticas e retrospectivas sobre o período da graduação, pós-graduação e mercado de trabalho. Para cada edição são realizadas de duas a três reuniões para definir quais materiais cada participante da comissão editorial será responsável. Todos os membros cooperaram nas diversas seções do Jornal. Após coleta de dados e entrevistas, há etapas de edição, diagramação, revisão, divulgação e distribuição. Completando 26 anos de existência em 2021, o Jornal, que inicialmente era distribuído apenas na versão impressa, sofreu modificações e adaptações concomitantemente com as transformações sociais ao longo dos anos. Visando aumentar seu alcance, todas as edições são disponibilizadas no formato PDF na homepage[1] e as entrevistas gravadas em vídeo podem ser acessadas no canal do YouTube[2] do Programa. O conteúdo pode ser utilizado em aulas do Ensino Básico e Superior, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e propiciando um ensino ativo, com debates e contextualizações, ajudando o estudante a entender a Matemática e perceber a sua presença e importância no dia a dia. Fazem parte dos conteúdos produzidos no projeto: entrevistas com professores renomados na área de Matemática e Educação Matemática, abertura de espaço político para discussão de temas polêmicos sobre sua formação, integração entre o corpo docente e discente, divulgação de atividades desempenhadas no Programa Dá Licença, divulgação de eventos de Matemática e Educação Matemática, Cursos de Pós-Graduação, livros, revistas, artigos, dentre outros. Neste sentido, o Jornal Dá Licença pode ser considerado um tipo de literatura de Divulgação Científica, visto que preza por difundir e debater questões relativas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática (STRAKE, LOGUEIRO, DEL PINO, 2009). A avaliação de todo o conteúdo do Jornal ocorre a partir de formulários disponíveis na homepage do Programa Dá Licença e a partir dos comentários do público em geral nos vídeos produzidos no canal do YouTube. Com base nestas informações e nos feedbacks recebidos ao longo dos mais de 25 anos do Jornal, entendemos que a avaliação do material desenvolvido é positiva. Além disso, a equipe do Dá Licença destaca que o novo modelo de produção de conteúdo possibilitou a ampliação do projeto, da divulgação das ações e do público em geral.