Corpo e a Matemática: construções e desconstruções numa sala de aula de 6º ano
Resumo
O presente texto constitui parte dos estudos relacionados à pesquisa intitulada O corpo e a matemática: construções e desconstruções numa sala de aula de 6º ano que está sendo desenvolvida e tem como objetivo reforçar a importância do corpo e seus movimentos junto ao materialismo inclusivo na Educação Matemática, o saber/fazer interagindo com os conceitos durante o percurso enquanto o aluno habita uma sala de aula. Desta forma, pretende-se entender a/s noção/ões de corpo que participa/m da construção do conhecimento matemático. A pesquisa utiliza-se da cartografia para a coleta de dados com resultados parciais a qual está sendo realizada em uma escola pública do município de Campo Grande na rede Municipal de Ensino. Nesse contexto, em face ao cenário da pandemia buscamos a inserção nos vários formatos ou modalidade que estas aulas estão sendo ministradas para acompanhar e compor o relatório sensível como resultado deste trabalho. A produção dos dados ocorre por meio de fotos, vídeos e demais recursos tecnológicos utilizados no Ensino Remoto. Esperamos compreender os modos de operação com o corpo e como estes são fabricados pela inclusão/exclusão em situações de ensino, além de contribuir com a desconstrução da estrutura colonial que reforça binarismos dentro da Educação Matemática.