Trabalhos que versam sobre o ensino de geometria no século XIX – análises e apontamentos
Resumo
Neste trabalho apresentamos um levantamento de trabalhos que versão sobre livros e manuais didáticos de matemática e/ou geometria no século XIX. Este levantamento está vinculado à dissertação de mestrado que se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEduMat/UFMS. Nossa dissertação se desenvolve no escopo de trabalhos do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e exercitará uma análise inspirada na Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995). Tendo enfoque o livro Elementos da Geometria de Padre Alberto José Gonçalves (1885) e a análise sócio-histórica, prevista na HP realizamos tal levantamento. Para esse movimento foram realizadas buscas nos principais bancos de dados como: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no banco do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e no Google Acadêmico. Segundo nossa leitura dos trabalhos, no século XIX os compêndios tomaram conta dos movimentos de ensino, tanto pela facilidade em publicar, quanto pelo retorno financeiro para o autor e editora, apresentando então uma importância na estruturação das disciplinas escolares.