Indícios de um olhar para as teses e dissertações que utilizaram as narrativas de agentes educacionais entre as fontes mobilizadas em pesquisa

  • Ana Maria de Almeida Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Resumo

Este texto foi produzido como parte de uma discussão que estamos desenvolvendo na pesquisa de Doutorado, até o momento intitulada “Emergências locais, projetos globais: facetas das formações de professores de Matemática”. Nessa pesquisa estamos analisando 20 trabalhos desenvolvidos nos Grupos GHOEM  (2002 - 2018) e HEMEP (2011 – 2018), que tratam da formação inicial de professores de Matemática que utilizaram as narrativas de agentes educacionais como fontes, entrelaçadas com outros documentos, com vistas a compor mais uma peça no projeto de mapeamento da formação de professores que ensinaram e ensinam Matemática no país. O objetivo deste texto consiste em sinalizar para algumas reflexões que se encontram em produção no processo de doutorado, a partir da leitura dos trabalhos mencionados.

Biografia do Autor

Ana Maria de Almeida, Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Possui graduação em Matemática (Habilitação), no ano de 2004 - Universidade Católica Dom Bosco, os cursos AVA no contexto da aprendizagem e avaliação no ano 2012 - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS, Tutoria Online - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS em 2013, Pós Graduação em Educação Matemática no ano de 2007– Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, Mestrado em Educação Matemática. Atua no acompanhamento pedagógico das escolas da Rede Municipal de Ensino – (REME) como professora formadora do Núcleo de Tecnologias Educacional, é conteudista de cursos referentes às tecnologias educacionais e administradora do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Secretaria Municipal de Educação – (SEMED), Campo Grande – MS.

Publicado
2021-10-14