Alunos com identificação de altas habilidades ou superdotação nas práticas da Educação Matemática Inclusiva.
Resumo
Nosso objetivo é discutir o que acontece após a identificação do aluno com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) com afinidades em Matemática na inclusão em sala de aula, nas práticas que envolvem a Educação Matemática. Buscamos esse objetivo a partir de narrativas construídas em entrevistas com estudantes que frequentam ou frequentaram o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM-AHS), que é responsável pela identificação e acompanhamento destes alunos em sua trajetória escolar e de vida. Como referencial teórico utilizamos Renzulli (1978), Gardner (1983) e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEI) (BRASIL, 2008). Os resultados encontrados inicialmente apontam que a identificação de AH/SD causa mudanças na vida escolar desses alunos, como a mudança do sentimento de exclusão em sala, traz melhor compreensão dos professores a respeito de determinados comportamentos apresentados, auxiliando na elaboração de estratégias pedagógicas para inclusão destes alunos na sala de aula.