PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS EM MOVIMENTO DE ANÁLISE DE TAREFAS LIGADAS AO PENSAMENTO ALGÉBRICO

  • Jocelei Miranda da Silva UFMS
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar SP

Resumo

Buscamos, com o artigo, evidenciar aprendizagens de um grupo de professoras dos anos iniciais, durante a análise de tarefas ligadas ao pensamento algébrico, no contexto de um grupo de estudos de natureza colaborativa. A pesquisa descrita é de natureza qualitativa, desenvolvida em um município do interior de Mato Grosso do Sul (MS). O objetivo da investigação foi analisar o movimento de aprendizagens de professoras do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano) em relação ao pensamento algébrico, a partir da constituição de ações de trabalho coletivo, as quais envolveram reflexões teóricas, metodológicas e conceituais acerca da unidade temática "Álgebra". Para a discussão dos dados levantados, foram constituídos quatro episódios analíticos registrados na dissertação de mestrado, sendo que aqui selecionamos o episódio intitulado "Análise de tarefas", onde as docentes participantes tiveram a experiência de apreciação crítica do material adotado pela rede em que atuavam, bem como refletiram sobre as possibilidades de exploração matemática no campo algébrico com base nos estudos realizados no ambiente colaborativo. Como conclusão, puderam adotar algumas tarefas sugeridas com a intencionalidade de que empreendessem atividades voltadas para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças e, consequentemente, isso ampliou o repertório didático-pedagógico a ser explorado futuramente.   

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar SP
Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) de Presidente Prudente-SP; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar); Líder e fundador do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).    
Publicado
2023-01-30
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022