RESOLVENDO PROBLEMAS COM "A BRUXA ZELDA E OS 80 DOCINHOS": POSSIBILIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS), inserida na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Objetivamos compreender como as estratégias de leitura contribuem para o trabalho com a resolução de problemas nos anos iniciais. O referencial teórico dialoga com Solé (1998) e Souza e Cosson (2009), autores que discorrem sobre a leitura e sua importância e no campo da resolução de problemas em Polya (2006) e Onuchic e Allevato (2014). A metodologia adotada implicou na análise em obras de literatura de Eva Furnari para desenvolver tarefas que propiciem a compreensão leitora das crianças a partir de oficinas de leitura, ancorados na metodologia da resolução de problemas. Propomos, nesta pesquisa, um plano de ação com possibilidades de tarefas matemáticas que envolvem leitura e interpretação de textos matemáticos a partir de obras de literatura infantil. Para este artigo, tomamos como base a obra "A Bruxa Zelda e os 80 docinhos" (2014), pois consideramos que esta envolve a exploração de conceitos matemáticos e compreensão leitora para o desenvolvimento lógico-matemático das crianças.