UMA PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS A PARTIR DE PERSPECTIVAS DECOLONIAIS: QUAL CONCEPÇÃO DE EJA TEM SIDO MOBILIZADA?

  • Endrika Leal Soares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste artigo, discorremos sobre uma pesquisa de doutorado em andamento que se propõe a problematizar processos de alfabetização (e alfabetização matemática) de alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Temos nos colocado no movimento de pensar esta pesquisa a partir de uma perspectiva decolonial, que diz da existência de uma matriz colonial de poder, herança da colonização, que mantém vivas práticas coloniais de dominação. Neste artigo, nos colocamos a pensar a Educação de Jovens e Adultos a partir dos estudos decoloniais, bem como apresentamos os percursos metodológicos da pesquisa, marcada pela pandemia de Covid-19, e propomos um exercício analítico para pensar qual concepção de Educação de Jovens e Adultos parece ser mobilizada na turma que acompanhamos.  

Publicado
2023-01-30
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVI SESEMAT - 2022