USO DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE NAS ESCOLAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

  • Jonas Lobato Vermieiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar atividades propostas pelos professores de matemática no desenvolvimento de suas aulas com o uso dos laptops educacionais em escolas contempladas com o projeto UCA (Um Computador por Aluno) no estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram obtidos a partir de questionários, entrevistas e observações em sala de aula. Analisamos as atividades realizadas por três professores, com base nos estudos de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente sobre currículo e a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Ao realizar a análise dos dados observamos que a maioria das atividades mencionadas pelos professores não favorece a integração dos laptops ao currículo de matemática, com exceção de algumas atividades com o uso de software e applet específicos da matemática.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática do professor de matemática. Educar em Revista, Curitiba, nº especial 1/2011, p. 157-171, 2011.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. LEI Nº 12.249. Brasília: Senado, 2010. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=261443>. Acesso em: 30 mai. 2013.

CAMPO GRANDE. Referencial Curricular: Ensino Fundamental. Secretaria do Município de Campo Grande, 2008.

MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS: Ensino Fundamental. Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul, 2008. 360 p.

MATO GROSSO DO SUL. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS: Ensino Médio. Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul, 2008. 360 p.

SÁNCHEZ, Juana. Integración Curricular de las TICs: Conceptos e Ideas. Santiago: Universidad de Chile, 2002. Disponível em: Http://www.facso.uchile.cl/publicaciones/enfoques/07/Sanchez_IntegracionCurricularTICs.pdf. Acesso em: 20 ago. 2014.

VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. Série “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias” - Programa Salto para o Futuro. 2003. Disponível em: <http://cmapspublic.ihmc.us/rid=1HXFXQKSB-23XMNVQM9/VALENTE_2005.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2013.

Publicado
2015-03-13