AMBIENTES DE ESTUDOS COMO UNIVERSO DE INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES: ALGUNS APONTAMENTOS

  • Cristiane Trombini Bispo Mestranda do PPGEduMat; UFMS; Campo Grande
  • Neusa Maria Marques de Souza

Resumo

Esta pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, tem por objetivo investigar quais elementos de significação se fazem presentes na organização do ensino desenvolvida por um grupo de professores de Matemática em ambiente de estudos sobre práticas docentes. Buscamos identificar tais elementos nas mediações que foram realizadas em um grupo de estudos, constituído pela pesquisadora e quatro professores de Matemática da Educação Básica. Nesse grupo foram fomentadas ações voltadas à organização do ensino, fundamentadas no conceito de Atividade Orientadora de Ensino, para apoio aos enfrentamentos das necessidades surgidas na prática docente. O referencial teórico e metodológico adotado tem por base os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural - Vigotski e colaboradores -, mais especificamente a Teoria da Atividade de Leontiev.

Biografia do Autor

Neusa Maria Marques de Souza
Professora do PPGEduMat; UFMS; Campo Grande, MS

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Publicado
2015-03-13