“COMO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL”: UM MANUAL DA CADES E SUAS PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Marcos Henrique Silva Lopes Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEduMat, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Luzia Aparecida de Souza Docente do Instituto de Matemática - INMA e do PPGEduMat da UFMS

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento que objetiva analisar a obra “Como ensinar Matemática no Curso Ginasial: manual para orientação do candidato a professor de curso ginasial no interior do país”, produzida pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário - CADES, que vigorou no Brasil, a partir da década de 1950 até o início da década de 1970, com atuação em diversas regiões do país, especialmente, na região sul do Estado de Mato Grosso Uno. Para tanto, mobiliza-se o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade - HP. A obra em análise apresenta uma preocupação em enfatizar o conhecimento do professor atuante no Ensino Secundário no que se refere ao desenvolvimento psicológico, à aprendizagem e à formação da personalidade do adolescente. Além disso, discute abordagens didático-pedagógicas em seus diversos aspectos, assim como propõe sugestões de desenvolvimento de alguns conteúdos matemáticos em sala de aula.

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Publicado
2015-03-13