A MENTORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAVAM MATEMÁTICA: UMA INSTITUIÇÃO, DIVERSAS EXPERIÊNCIAS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS DE 1980 A 1990

  • Viviane Ramos Gomes Gaspar Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEduMat, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
  • Luzia Aparecida de Souza Docente do Instituto de Matemática - INMA e do PPGEduMat da UFMS

Resumo

Este artigo expõe um relato de uma pesquisa em desenvolvimento, que se constitui no campo da História da Educação Matemática e se estrutura de modo a compreender um cenário acerca do exercício de formação por prática de mentoria a professores do Ensino Primário, em uma instituição privada de Campo Grande/MS nas décadas de 1980 a 1990. Busca-se contribuir com as investigações referentes à formação de professores que ensinam e/ou ensinavam Matemática no país. Este trabalho pauta-se em experiências vivenciadas por professores que, ao serem admitidos nessa instituição de ensino, passaram por situações de preparo/acompanhamento para a prática docente. Para tanto, mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa. Desse modo, buscamos caracterizar como a mentoria se apresentava nesse colégio por meio de dois movimentos analíticos distintos que evidenciam alterações na postura dessa pesquisadora fomentadas pela pesquisa.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado - Ensaios de teoria da História. 1. ed. Bauru: Edusc, 2007.

ANDRÉ, Marli. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. In: Revista Brasileira sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v.1, n.1, Ago./Dez. 2009. p.41- 56.

BOLÍVAR, Antonio Botía. ‘De nobis ipsis silemus?’: Epstemoligia de la investigación biográfico-narrativa en educación. In: Revista Eletrónica de Investigación Educativa, v. 11, n. 1. Barcelona. 2002. Disponível em: <http://redie.ens.uabc.mx/vol4no1/contenido-.html>. Acesso em: 05 Jun. 2014.

FERREIRA, Ana Cristina. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p.19-50.

FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes; FERREIRA, Ana Cristina; LOPES, Celi Spasandin; FREITAS, Maria Teresa M.; MISKULIN, Rosana. G. S. Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, n, Dez. 2002. p. 137-160

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 41 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 28ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; FERNANDES, Déa Nunes, SILVA; Heloísa da. Entre a Amnésia e a Vontade de nada Esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, 2011. p. 213-250.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de História da Educação Matemática. - São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 384p.

MACHADO, Roberto. Por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 28ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2014. p. 8-34.

PASSOS, Marinez Meneghello; NARDI, Roberto; ARRUDA, Sergio de Mello. A Formação de Professores: uma revisão das últimas décadas em revistas brasileiras da área de Educação Matemática. In: NARDI, Roberto (org). Ensino de Ciência e Matemática I: temas sobre formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, p. 193-207.

REIS, Diogo Alves de Faria. História da formação de professores de Matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). 2014. 258f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Publicado
2015-03-13