RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA POSSIBILIDADE OU UMA NECESSIDADE?

  • Liana Krakecker Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia.
  • Fábio André Negri Balbo Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia.

Resumo

A resolução de problemas evidencia-se como uma possibilidade de abordagem dos conceitos e dos conteúdos matemáticos. Desta forma, objetiva-se compreender como os alunos de terceiro ano de ensino médio de uma escola pertencente à rede estadual de ensino entendem que os conteúdos de Matemática devem ser abordados em sala de aula. Neste aspecto, evidenciam-se duas possibilidades: questões contextualizadas e interpretativas – problemas matemáticos, bem como os exercícios de aplicação direta de fórmulas. A pesquisa foi realizada com 09 alunos e os dados foram coletados por meio de questionários com questões resolutivas, questões abertas e questões fechadas. Considerando o questionamento norteador desta pesquisa, pode-se dizer que a maioria dos alunos participantes prefere uma abordagem da Matemática que contemple questões contextualizadas e interpretativas.

Referências

BRASIL, MEC/SEEF.PCN- Parâmetros nacionais curriculares. Matemática/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997

DANTE, L. R.. Didática da resolução de problemas de matemática: 1ª a 5ª séries, para estudantes do curso de magistério e professores do 1ª grau . 12.ed. São Paulo: Ática, 2007. 176 p. (Educação) ISBN 8508032196.

LOPES, S. E; PAVANELLO. R. M. Linguagem e Matemática na Resolução de Problemas. Disponível em

<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/matematica_artigos/artigo_lopes_pavanello.pdf> Acesso em 25 set. de 2014

LUPINACCI, M. L. V ; BOTIN, M. L. M. Resolução de problemas no ensino de matemática. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, 2004.

MEDEIROS, R.. Resolução de problemas e a ação didática em matemática no ensino fundamental. (Dissertação de mestrado) UFPR, Curitiba, 2007.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, ano 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011

ONUCHIC, L. de la R; ALLEVATO, N.S.G. Novas reflexões sobre o ensinoaprendizagem da Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M.A.V, BORBA, M.C (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004

_______, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 199-218.

POLYA, G. Sobre a resolução de problemas de matemática na high school. In: KRULIK, S.; REYS, R. E. (Org). A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. p.1-3.

PROENÇA, M.C. A resolução de problemas na licenciatura em matemática: Análise de um processo de formação no contexto do estágio curricular supervisionado. Tese de doutorado, UNESP, 2012.

________, M.C. Resolução de problemas e a formação de professores que ensinam Matemática: análise dos trabalhos do encontro nacional de educação Matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, retrospectivas e perspectivas, 2013. Curitiba, PUC - PR – 2013.

________, M.C; PIROLA. N.A. A resolução de problemas no contexto do Estágio Curricular Supervisionado: dificuldades e limites de licenciandos em Matemática. In: Revista de Educação Matemática – REVEMAT, Florianópolis SC, v. 9, n. 1, p. 119-138, 2014.

Publicado
2015-03-13