RECUPERAÇÃO ESCOLAR, FERRAMENTA DE SIGNIFICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Deise Maria Xavier de Barros Souza Mestranda do PPGEduMat/UFMS.
  • Marcio Antonio da Silva Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS).

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS). Divulgamos alguns resultados da pesquisa que busca investigar e descrever de que modo o discurso da avaliação participa do processo da constituição de alunos e de professores de Matemática, enquanto sujeitos de uma prática avaliativa. A produção de sujeitos é problematizada e analisada em uma perspectiva foucaultiana aplicada ao tema que envolve relações entre, avaliação como prática pedagógica, alunos e professores de Matemática que movimentam uma ferramenta de significação como micropenalidade no caminho para a seleção de alunos na escola: a recuperação. Estudos parciais de nossa escuta divulgada nesse recorte mostram que uma prática avaliativa, movimentada por uma sociedade neoliberal, controla, classifica, hierarquiza para a produção de indivíduos e sujeitos dentro e fora da escola.

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Publicado
2015-03-13