DIRETRIZES CURRICULARES LOCAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (2008 E 2012): A DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA

  • Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Resumo

Este texto está delineado por aproximações ao objeto de pesquisa de doutoramento, que propõe a realização do estudo e análise de um conjunto de documentos curriculares para a disciplina Matemática, organizados/publicados pelas redes de ensino, estadual de Mato Grosso do Sul e municipal de Campo Grande, em 2008 e 2012 para o Ensino Fundamental e Médio. Para tanto, nosso desenho metodológico orienta-se pelas técnicas da pesquisa bibliográfico-documental. As análises pretendidas estão ancoradas nos estudos curriculares críticos e objetivam desvelar a intenção curricular, construída a partir da seleção dos conhecimentos a serem distribuídos, expressas nos documentos analisados. Entendemos que os conteúdos selecionados para estas etapas da educação básica configuram-se como conhecimento dos poderosos uma vez que são próprios daqueles que dominam a Matemática. Questionamos se estes conhecimentos também conferem poder aos que deles se apropriam, possibilitando a estes indivíduos a ocupação de novas posições no espaço de lutas que habitam.

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Publicado
2015-03-13