INTERESSE PELOS ALUNOS: UM ASPECTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA

  • Jhenifer dos Santos Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • João Ricardo Viola dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Resumo

Nosso objetivo neste trabalho é investigar o interesse pelos alunos de uma professora que ensina matemática, sendo este um aspecto de sua prática profissional. Para isso mobilizamos algumas noções do Modelo dos Campos Semânticos em uma análise qualitativa de um diálogo entre duas professoras. Este diálogo deriva de um dos encontros realizados com uma professora em seu ambiente de trabalho, sendo esses encontros foram gravados em áudio e vídeo. Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Algumas considerações em relação ao interesse pelos alunos desta professora dizem respeito a uma escuta plausível daquilo que os alunos falam e fazem, e uma preocupação com o preparo das aulas, bem como seu preparo para as aulas.

Referências

BURIASCO, R. L. C. Análise da produção escrita: a busca do conhecimento escondido. XII ENDIPE. In: ROMANOVSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, as aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 243-251.

GARNICA, A. V. M. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. Mimesis, Bauru, v. 22, n. 1, p. 35- 48, 2001.

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In. BICUDO. M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. Rio Claro: Editora Unesp. 1999. p. 75-94.

_______. Characterising the Mathematics of the Mathematics Teacher from the point of view of Meaning Production. 2006b.

_______. A diferença como oportunidade para aprender. In: Peres, E. et al. (Orgs.). Processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura: livro 3. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 530-550.

Publicado
2015-03-13