UM CENÁRIO DE FORMAÇÃO DA CIDADE DE PARANAÍBA/MS
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar algumas composições de cenários efetivadas ao longo da pesquisa de Mestrado que tem como objetivo traçar compreensões sobre a formação e atuação de Professores de Matemática no município de Paranaíba (MS). Neste recorte apresentamos um breve histórico educacional e da formação do município, bem como a ampliação e desenvolvimento do seu quadro educacional, local de atividade dos professores de Matemática. Com isso, pretendemos contribuir para um mapeamento da formação e atuação de professores que ensinaram Matemática no estado de Mato Grosso do Sul e, por consequência, no Brasil. Esse estudo se situa no campo da História da Educação Matemática. Salienta-se que histórias são construídas a partir de resíduos de um passado não mais alcançável, sempre construídas no presente, cabendo-nos uma articulação entre passado e presente na nossa produção de significados. Espera-se caracterizar brevemente a cidade de Paranaíba bem como seu desenvolvimento na área educacional.
Referências
ARRUDA, G. Cidades e sertões: entre a história e a memória. Bauru: Edusc, 2000.
CAMPESTRINI, H. & GUIMARÃES, A. V. História de Mato Grosso do Sul. 2. ed. Campo Grande: Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, 1991.
CAMPESTRINI, H. Santana do Paranaíba. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2002.
MOTA, C.G.. História de um silêncio: a guerra contra o Paraguai (1864-1870) 130 anos depois. Estud. av., Ago 1995, vol.9, no.24, p.243-254. ISSN 0103-4014. Disponível em . Acesso em: jan. 2015.
PINTO, T. P. Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica. Tese (Doutorado em Educação para as Ciências) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2013. Instruções de uso v.
Documentações
MATO GROSSO. Regulamento da Instrução Pública Primária, 1910.
MATO GROSSO. Regulamento da Instrução Pública Primária, 1927.