UM CENÁRIO DE FORMAÇÃO DA CIDADE DE PARANAÍBA/MS

  • Natalia Cristina da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Thiago Pedro Pinto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar algumas composições de cenários efetivadas ao longo da pesquisa de Mestrado que tem como objetivo traçar compreensões sobre a formação e atuação de Professores de Matemática no município de Paranaíba (MS). Neste recorte apresentamos um breve histórico educacional e da formação do município, bem como a ampliação e desenvolvimento do seu quadro educacional, local de atividade dos professores de Matemática. Com isso, pretendemos contribuir para um mapeamento da formação e atuação de professores que ensinaram Matemática no estado de Mato Grosso do Sul e, por consequência, no Brasil. Esse estudo se situa no campo da História da Educação Matemática. Salienta-se que histórias são construídas a partir de resíduos de um passado não mais alcançável, sempre construídas no presente, cabendo-nos uma articulação entre passado e presente na nossa produção de significados. Espera-se caracterizar brevemente a cidade de Paranaíba bem como seu desenvolvimento na área educacional.

Referências

ARRUDA, G. Cidades e sertões: entre a história e a memória. Bauru: Edusc, 2000.

CAMPESTRINI, H. & GUIMARÃES, A. V. História de Mato Grosso do Sul. 2. ed. Campo Grande: Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, 1991.

CAMPESTRINI, H. Santana do Paranaíba. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2002.

MOTA, C.G.. História de um silêncio: a guerra contra o Paraguai (1864-1870) 130 anos depois. Estud. av., Ago 1995, vol.9, no.24, p.243-254. ISSN 0103-4014. Disponível em . Acesso em: jan. 2015.

PINTO, T. P. Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica. Tese (Doutorado em Educação para as Ciências) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2013. Instruções de uso v.

Documentações

MATO GROSSO. Regulamento da Instrução Pública Primária, 1910.

MATO GROSSO. Regulamento da Instrução Pública Primária, 1927.

Publicado
2015-03-13