SBEM-MS: INDÍCIOS DA ATUAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO/PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento que objetiva compreender o processo de criação e atuação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no estado de Mato Grosso do Sul (SBEM-MS) em seus movimentos de (des)articulação com a formação/prática de professores de Matemática, inserindo-se no campo da História da Educação Matemática. Essa pesquisa possui caráter qualitativo e tem como metodologia a História Oral, que objetiva a construção intencional de fontes historiográficas mediante situações de entrevistas. Para constituir o cenário de criação e atuação dessa Sociedade, essa investigação baseia-se em relatos de pessoas que vivenciaram esse processo, juntamente com fontes documentais disponíveis em acervos pessoais e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo deste artigo, de modo específico, é apresentar um pouco desse processo e destacar alguns apontamentos, tais como: a representatividade da SBEM-MS no cenário nacional, a composição das diretorias dessa Sociedade e o Encontro Estadual Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática.
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