SBEM-MS: INDÍCIOS DA ATUAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO/PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Nathalia Teixeira Larrea Acadêmica de Pós-Graduação em Educação Matemática, UFMS.
  • Luzia Aparecida de Souza Professora do Instituto de Matemática–INMAe do Programa de PósGraduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da UFMS.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento que objetiva compreender o processo de criação e atuação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no estado de Mato Grosso do Sul (SBEM-MS) em seus movimentos de (des)articulação com a formação/prática de professores de Matemática, inserindo-se no campo da História da Educação Matemática. Essa pesquisa possui caráter qualitativo e tem como metodologia a História Oral, que objetiva a construção intencional de fontes historiográficas mediante situações de entrevistas. Para constituir o cenário de criação e atuação dessa Sociedade, essa investigação baseia-se em relatos de pessoas que vivenciaram esse processo, juntamente com fontes documentais disponíveis em acervos pessoais e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo deste artigo, de modo específico, é apresentar um pouco desse processo e destacar alguns apontamentos, tais como: a representatividade da SBEM-MS no cenário nacional, a composição das diretorias dessa Sociedade e o Encontro Estadual Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática.

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Publicado
2015-03-13