UM EXERCÍCIO ANALÍTICO SOBRE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM UM LIVRO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

  • João Danival Gil Ocampos Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Marcio Antonio da Silva Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender como a História da Matemática está sendo apresentada nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio. A construção dos dados será por meio de um exercício analítico em um Livro Didático de Matemática aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2015. Para realizar esse “exercício analítico” usa-se a Análise do Discurso na perspectiva de Michael Foucault como referencial teórico-metodológico. Busca-se descrever qual é a perspectiva de apresentação da História da Matemática acerca dos Números Complexos, para compreender como essa rede discursiva está sendo tecida. Com este trabalho pretende-se contribuir para um olhar crítico sobre propostas de apresentação da História da Matemática presentes nos livros didáticos, bem como promover novas reflexões e discussões no meio acadêmico e sobre o currículo de matemática no Ensino Médio.

Referências

BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. História da Matemática em contextos da Educação Matemática: contribuições do GPHM. Boletim de Educação Matemática, v. 25, n. 41, p. 153-171, 2011.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1998.

_______BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio - Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

_______BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2015: Matemática. Brasília: MEC, 2014.

DE LARA, I. C. M. O Ensino da Matemática por meio da História da Matemática: possíveis articulações com a Etinomatemática. VIDYA, v. 33, n. 2, p. 51-62, jul./dez., 2013 - Santa Maria, 2013.

_______FISCHER. R. M. B. Foucault e a análise do discurso em Educação. Rio Grande do Sul, n. 114, p. 197-223, 2001.

FOUCAULT, P. M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

_______FOUCAULT, P. M. A Ordem do Discurso: São Paulo: Loyola, 6a edição, Tradução de Laura de Almeida Sampaio.

SARGENTINI, V.; NAVARRO-BARBOSA, P. Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos: ClaraLuz, 2004.

_______SILVA, M. A. (s.d.). GPCEM. Acesso em 02 de Abril de 2014, disponível em Grupo de pesquisa currículo e Educação Matemática: http://www.gpcem.com.br

VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Publicado
2015-03-13