REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • Cintia Melo dos Santos Professora Assistente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

O presente trabalho traz algumas reflexões realizadas a partir das aulas ministradas nas disciplinas de práticas de ensino, referente as diferentes metodologias propostas para o ensino da matemática à luz da Educação Matemática. A disciplina de prática de ensino, visa entre outros, orientar sobre as diferentes possibilidades de trabalhar a matemática em sala de aula. Para tanto, tais reflexões foram permeadas a partir das pesquisas de Fiorentini e Lorenzato (2009), Lopes e Borba (1994), Siebra (2012), discutindo o ensino da matemática como um dos campos da Educação Matemática, que tem entre outros, o objetivo de se preocupar, como se dá o ensino dos tópicos matemáticos, e ainda, as tendência matemáticas enquanto propostas metodológicas, a partir dos Parâmetros Curriculares, Smole (2007), Miguel (2009), Valente (1993), Onuchic e Allevato (2011), Gáscon (2003). Tais discussões, têm favorecido diversas reflexões pelo docente enquanto futuro professor, na qual tem analisado potencialidades e limitações dessas metodologias.

Referências

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Publicado
2016-12-07
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021