UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Trigonometria em Livros Didáticos do 9º ano do ensino fundamental, cujo objetivo foi caracterizar a proposta de ensino de trigonometria em livros do 9º ano aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático /2014. Utilizamos como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999) e o Modelo Praxeológico Didático (GASCÓN, 2003), o que nos permitiu caracterizar as praxeologias didáticas e matemáticas apresentadas em quatro livros didáticos. Nesse artigo, discutimos os tipos de tarefas e a apresentação da trigonometria em quatro livros didáticos. Em geral, verificamos uma quantidade significativa de atividades que se reduzem a aplicação do bloco tecnológico teórico, que indica que em tais livros é valorizado o trabalho com as técnicas de resolução e a construção do bloco tecnológico-teórico que as justificam demonstrando uma tendência para a abordagem clássica do ensino de trigonometria.Referências
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