PARA PENSAR DE OUTRO MODO: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA

  • Júlio César Gomes de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Deise Maria Xavier de Barros Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este texto busca pensar de outros modos o currículo a partir de narrativas protagonizadas e construídas de um currículo de matemática de duas pesquisas de mestrado já concluídas. Procura pensar o currículo em meio a problematizações de uma Análise do Discurso de inspiração foucaultiana, em um modo de suspeita de práticas neoliberais que situam o currículo de matemática longe do imponderável. O pensar de outro modo currículos de matemática é deixar o currículo escapar de prescrições conteudistas que apagam diferenças que habitam as salas de aula na escola. É perceber que um currículo de matemática se dá por atravessamentos de uma multiplicidade de acontecimentos.

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Publicado
2016-12-07
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021