CURSOS MODULARES DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DE UMA FORMAÇÃO EMERGENCIAL EM CAMPO GRANDE - MS

  • Ana Maria de Almeida Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de MS. UFMS, campus Campo Grande.
  • Luzia Aparecida de Souza Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de MS. (UFMS).

Resumo

Este texto representa parte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Edumat, estudo relacionado ao curso modular, uma formação de professores de matemática que ocorreu no período de 1999 a 2005 nos períodos de férias escolares nos meses de janeiro e julho. Nosso objetivo consiste em trazer registros sobre a história da formação de professores de matemática sobre o curso modular que atendeu um número elevado de professores em caráter emergencial, bem como problematizar o olhar dos egressos desse curso, inclusive da pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa historiográfica, com base no referencial teórico-metodológico da História Oral, que permite utilizar documentos históricos como os relatos orais, escritos, imagéticos, audiovisuais e arquitetônicos, entre outros. Estamos em movimento de análise em um diálogo sobre o “processo de subjetivação” e as influências dos princípios neoliberais na formação de pessoas para o mercado de trabalho, a “solidariedade por convivência” entre o grupo e a diversidade de culturas como disparadores de enfrentamentos vivenciados.  

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Publicado
2016-12-07
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021