GHOEM: UM ESTUDO SOBRE AS ANÁLISES DAS PESQUISAS MAIS RECENTES

  • Ana Claudia Lemes de Morais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Thiago Pedro Pinto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste texto procuramos trazer sumariamente o estudo sobre os trabalhos do Ghoem no período de 2011 a 2015, lançando o olhar para os modos que essas produções realizam suas análises, com intuito de nos apropriar delas como contribuição para nossas futuras análises. Dessa forma dividimos esse referencial em dois momentos: estudo daqueles trabalhos que não adotam a nossa perspectiva metodológica e que fazem uso de formas diferentes das nossas de realizar análises, em seguida nos debruçamos sobre aquelas produções que se aproximam dos usos que pretendemos realizar quando chegar o nosso momento de analisar. 

Referências

ANDRADE, Maria. Ensaios sobre o ensino em geral e o de Matemática em particular, de LACROIX: análise de uma forma simbólica à luz do referencial metodológico da Hermeneutica de Profundidade - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2012, 281 fl.

CASTRO-ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de. Um lugar: muitas histórias – o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros/ norte de Minas Gerais (1960-1990) - Tese (Doutorado Em Educação: Conhecimento e Inclusão Social). Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte, MG, 2015, 403 fl.

CURY, Fernando Guedes. Uma história da formação de professores de matemática e das instituições formadoras do estado de Tocantins - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2011, 290 fl.

FERNANDES, Filipe Santos. A quinta história: composições da educação matemática como área de pesquisa - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2014. 233 fl.

FERNANDES, Déa Nunes. Sobre a formação do professor de matemática no Maranhão: cartas para uma cartografia possível - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2011, 388 fL.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercícios de pesquisa – Revista: História Oral, v. 18, n. 2, p. 35-53, jul./dez. 2015.

MACENA, Marta Maria Maurício. Sobre formação e prática de professores de Matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB) - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2013, 369 fl.

MARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia. A interiorização dos cursos de Matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960 - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2012. 379 fl.

MONTOITO, Rafael. Euclid and His Modern Rivals (1879), de Lewis Carroll: Tradução e Crítica - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2013, 447 fl.

OLIVEIRA, Fábio Donizeti de. Hemera: sistematizar textualizações, possibilitar narrativas - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2013 176 f.

PARDIM, Carlos Souza. Orientações pedagógicas nas Escolas Normais de Campo Grande: um olhar sobre o manual Metodologia do Ensino Primário de Theobaldo Miranda Santos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), 2013 124 f.

PINTO, Thiago Pedro. Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica - Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru (SP), 9v. , 2013.

SILVA, Viviane Clotilde da. Narrativas de Professoras que Ensinam Matemática na Região de Blumenau (SC): sobre as Feiras Catarinenses de Matemáticas e as práticas e concepções sobre ensino e aprendizagem de matemática - Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru (SP), 2014, 321 fl.

SILVA, Tatiane Tais Pereira da. Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra "Matemática-Curso Ginasial" do SMSG - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2013. 167 fl.

SOUZA, Luzia Aparecida de. Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2011, 420 fl.

STANISZEWSKI, Rosane Sousa. Uma investigação sobre o ensino da matemática nas escolas polonesas em São Mateus do Sul, Paraná – Dissertação (Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2014. 179 fl.

ZAQUEU, Ana Claudia Molina. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de matemática: perspectivas de ex-bolsistas - Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP), 2014. 267 fl.

Publicado
2016-12-07
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021