TENSIONAMENTO DE UMA DAS DISCURSIVIDADES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA – POUPAR PARA CONSUMIR

  • Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel mestranda em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcio Antonio da Silva professor do programa de pós graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente texto intitulado “tensionamento de uma das discursividades da matemática financeira – Poupar para consumir”, trata de recortes iniciais de uma dissertação de mestrado. A investigação tem como objetivo: “descrever discursos da matemática financeira nos livros didáticos de Matemática do ensino médio que contribuem para a constituição de sujeitos modernos”, tendo como objeto de pesquisa o livro didático de matemática aprovados pelo PNLD de 2015 – Plano Nacional do Livro Didático. A investigação busca descrever alguns enunciados ali presentes, fazendo uso da Análise Discurso Foucaultina e também de alguns conceitos foucaultianos que possibilitam a problematização da racionalidade neoliberal como técnicas de controle na educação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015. Brasília: MEC/SEB, 2014.

FISCHER, R. M. B. Foucault e o desejável conhecimento do sujeito. Educação e Realidade, Porto Alegre (RS), v. 24, n.1, p. 39-59, 1999.

_________, R. M. B. Foucault e analise do discurso em educação. Cadernos de pesquisas, n. 114, p. 197–223, 2001.

_________, R. M. B. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 371-389, 2003.

_________, R. M. B. Trabalhar com Foucault: a arqueologia de uma paixão. Rosa Maria Bueno Fischer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense - Universitária, 1987.

_________. O cuidado com a verdade. In: ____________. Ditos & Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014, p. 234-245.

_________. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1995, p. 231-249.

LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 35-86.

PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves, (organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, p. 23-45.

SARAIVA, K. Educando para viver sem riscos. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 36, p. 168-179, 2013.

SILVA, M. A. da. Currículo como currere, como complexidade, como cosmologia, como conversa e como comunidade: contribuições teóricas pós-modernas para a reflexão sobre currículos de matemática no ensino médio. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 49, p. 516-535, 2014.

VEIGA-NETO, A. Currículo: um desvio à direita ou delírios avaliatórios. Texto apresentado no X Colóquio sobre questões curriculares e VI colóquio Luso-brasileiro de Currículo. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2012, p. 17. Disponível em: Disponível em: . Acesso em 02. Dez. 2015.

_________, A. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas

subjetividades. In: Colóquio Foucault. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999.

Disponível em: <http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta5.13.htm> Acesso em 22. Mar. 2016.

_________, A; Governamentalidades, neoliberalismo e educação. In: CASTELO BRANCO, Guilherme e VEIGA-NETO, Alfredo. (org). Foucault: filosofia e política. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p.37-52.

_________, A; LOPES, M. C. Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v.12, n.1, p.147-166, 2010.

SOUSA, Joamir Roberto de. Novo olhar matemática. 2. Ed. São Paulo, SP: FTD, 2013.

SILVA, M. A. da. Projeto: redes discursivas em livros didáticos de Matemática do ensino médio. n. Processo: 459896/2014-8. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739808D

GPCEM – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática. Disponível em: http://www.gpcem.com.br/.

Publicado
2016-12-07
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021