PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO ESCOLAR

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa acadêmico composto por estudantes da Graduação que, orientados por docentes (tutores), desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, sobretudo junto à Educação Básica. Essas atividades apresentam vivências que não são ofertadas durante a graduação, o que permite aos estudantes ampliarem e aprofundarem conteúdos que integram a grade curricular, além de qualificá-los para programas de pós-graduação (BRASIL, 2006). Desse modo, pode-se dizer que o objetivo geral do PET é promover uma formação de qualidade aos alunos envolvidos com o Programa, reduzindo a distância entre os saberes construídos na Universidade e a realidade escolar. O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância de uma atividade desenvolvida pelo PET Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - o Reforço Escolar no Ensino Básico. Essa ação fornece encontros presenciais aos alunos de uma determinada escola da rede estadual do município de Três Lagoas/MS, com o intuito de aprofundamento no estudo sobre conteúdos matemáticos. Esse projeto contribui para a formação docente dos futuros professores de Matemática, membros do PET, já que proporciona o contato direto com os estudantes e com os desafios de ensinar. As ações na escola da Educação Básica promovem excelente oportunidade de reflexão a respeito de melhoria no ensino da Matemática com vistas à garantia de participação e aprendizagem de todos os estudantes, segundo a concepção inclusiva da educação (LANUTI, 2019). A atividade de Reforço vem sendo desenvolvida com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e está trazendo resultados importantes para serem refletidos pelos PETianos (como são chamados os integrantes do PET), como, por exemplo, a percepção de que existem diversas formas de construção da aprendizagem em uma sala de aula e todas elas precisam ser respeitadas e problematizadas. Essa experiência, durante a formação docente, tem sido muito rica e tem contribuído para enfatizar a relevância de uma educação inclusiva. Nesse contexto, o grupo PET Matemática tem colocado em prática as metodologias de ensino trabalhadas no curso de licenciatura, visando, por exemplo, o aprendizado de todos por meio de processos lúdicos de ensino que partem dos conhecimentos que os estudantes já possuem sobre um dado assunto. Vale ressaltar que essas atividades não substituem a aula comum, pois se assim fosse, estaria sendo oferecido um ensino individualizado que não está alinhado à educação para todos. O Reforço se trata de um complemento para aqueles alunos que desejam participar das atividades e aprofundar seus conhecimentos. A atuação do PETMAT no Ensino Básico tem promovido reflexões importantes para a formação acadêmica dos futuros docentes, pois promove um contato direto com as práticas pedagógicas, as quais são instrumentos que podem ajudar os professores a concretizarem seus objetivos pedagógicos. Esse é um caminho para tentar vencer o desafio docente de conhecer os diferentes modos de aprender de seus alunos, trazidos pela diferença de cada indivíduo, que muitas vezes são equivocadamente interpretados como dificuldade de aprendizagem por não corresponder à idealização da qual a escola ainda parte para planejar, desenvolver e avaliar suas ações.

Publicado
2023-10-26
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023