Trabalhando sequência didática para o conceito de limite em Cálculo Diferencial e Integral numa amostra de estudantes do curso de Bacharelado em Matemática na UFMS
Resumo
Este projeto de pesquisa aborda a dificuldade dos estudantes em compreender a definição formal de limite de função no curso de bacharelado em Matemática. A definição de limite desempenha um papel crucial, fornecendo bases teóricas e ferramentas lógicas para explorar conceitos matemáticos essenciais no cálculo diferencial e na análise. Com o objetivo de auxiliar os estudantes na construção dessa definição, será desenvolvida uma sequência didática composta por atividades sequenciais e interligadas. A pesquisa visa investigar situações que ampliem o conhecimento dos estudantes ao lidarem com a noção intuitiva de limite de função, levando-os à construção da definição formal. Serão utilizados os conceitos de situação de Vergnaud, que englobam conjuntos de situações demandando uma variedade de conceitos, esquemas e representações simbólicas para o domínio dessas situações. Os objetivos incluem a análise de teoremas pertinentes (ou não) mobilizados pelos estudantes e a investigação das filiações e rupturas no processo de construção da definição formal de limite.