Recomposição de aprendizagem: criando atividades e recursos após um período pandêmico.

Resumo

A pandemia da COVID19 confrontou os professores de matemática com a necessidade de criar e utilizar diferentes recursos pedagógicos. Isso ocorreu tanto para ensinar matemática quanto para planejar, armazenar e compartilhar suas aulas. Esse processo de criação e utilização de recursos é denominado por Gueudet e Trouche (2015) de trabalho documental. Nosso projeto é pautado na criação de recursos para o processo de recomposição de aprendizagem dos estudantes. Em relação ao termo recomposição de aprendizagem, nos baseamos nas discussões propostas por Abe (2022), que apresenta a diferença entre “recuperação” e “recomposição” de aprendizagem. O primeiro termo, “recuperação”, nos remete a recuperar algo que já foi ensinado, enquanto o segundo termo a estabelecer conexões entre o que precisamos ensinar atualmente com o que não foi (ou foi pouco) trabalhado no passado. Diante desse contexto, é proposto uma pesquisa em nível de pós-doutorado envolvendo a colaboração entre participantes do grupo para investigar soluções adaptadas aos seus contextos particulares. Deste modo, para fins de produção de dados, os procedimentos metodológicos serão: a criação de cenários para investigação (SKOVSMOSE, 2000) envolvendo matemática e tecnologias digitais; realização de entrevistas semiestruturadas (POUPART, 2012); e a observação participante (JACCOUD; MAYER, 2008). Com a pesquisa espera-se contribuir para a formação dos professores envolvidos na proposta, tanto durante o trabalho na escola e na divulgação das análises quanto no desenvolvimento das atividades criadas; desenvolver articulações teóricas e metodológicas contribuindo assim para as reflexões no campo da Educação Matemática relativas ao impacto de diferentes recursos/tecnologias nos processos de recomposição de aprendizagem de Matemática, contribuindo para o processo de aprendizagem dos estudantes envolvidos no projeto.

Publicado
2023-10-30
Seção
Resumo Expandido – Pôster - XVII SESEMAT - 2023