UM RESUMO DE PESQUISA: SABERES PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PRESENTES NO LIVRO “DIDÁCTICA DEL CÁLCULO” (1969)
Resumo
O presente resumo tem por objetivo relatar brevemente a pesquisa que está sendo desenvolvida no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDUMAT), onde a pesquisa atende a linha de História da Educação Matemática. Nesse sentido, buscamos analisar os saberes profissionais docentes para o ensino de geometria presentes no Livro Didáctica del Cálculo (1969), escrito por José Junquera Muné. O então professor de nacionalidade espanhola enfatiza que publicou seu livro com o intuito de ajudar a todos aqueles que usam o cálculo como instrumento de trabalho para que possam exercer sua função e garantir o sucesso da criança perante aos estudos (MUNÉ, 1969). O autor relata que todos os procedimentos e metodologias por ele defendido são frutos de sua experiência profissional. Portanto, o material escrito por Muné não referencia outros estudos ou teóricos, pois tudo o que está posto no livro faz parte de uma produção original. Em decorrência dessas informações, levantamos a seguinte pergunta norteadora: que saberes profissionais emergem para o ensino de Geometria aos olhos do livro Didáctica del Cálculo? Para alcançar essa resposta definimos como objetivo geral: analisar os saberes profissionais presentes em “Didáctica del Cálculo”, escrito por José Junquera Muné, para o ensino de geometria, e a partir desse os seguintes objetivos específicos: Analisar a metodologia e o procedimento didático que é apresentado no livro e Caracterizar os saberes a ensinar e para ensinar geometria presentes no livro em análise. Para isso, utilizamos os conceitos teóricos apresentados por Hofstetter e Schneuwly (2017), onde apontam que o saber a ensinar se refere aos objetos de trabalho do professor e o saber para ensinar são as ferramentas que o professor precisa dispor para ensinar esses objetos. Além disso, seguindo os estudos do grupo de pesquisa GHEMAT – Brasil, Bertini, Morais e Valente (2017) apresenta o aprofundamento dos conceitos teóricos apontados por Hofstetter e Schneuwly (2017), assim cunham um novo objeto teórico de análise: a matemática a ensinar e a matemática para ensinar. Ainda, contaremos com os estudos de Chervel (1990) a respeito das disciplinas escolares e Juliá (2001) com os estudos sobre cultura escolar. Após identificar as matrizes teóricas, nos debruçamos em realizar o levantamento bibliográfico para identificar possíveis trabalhos que fossem ao encontro do nosso objetivo de pesquisa. Para essa tarefa, optamos em realizar o estado do conhecimento, onde nos apoiamos no que Romanowski, Ens (2006) defendem sobre o termo. Assim, os bancos de dados foram: o catálogo de teses e dissertações da CAPES e o catálogo de teses e dissertações da página do Ghemat – Brasil. Diante disso, após todos os processos de seleção, como identificação de descritores, critérios de inclusão e leitura dos textos, identificamos duas teses e duas dissertações, ambas registradas nos dois bancos de dados. A partir disso, informamos que já foram redigidos os capítulos referentes ao referencial teórico-metodológico e levantamento bibliográfico e que, neste momento, a pesquisa se encontra na fase de análise do documento. Ainda para compor a pesquisa iremos investigar e apresentar a contextualização social educacional de influência da época em que o material estava inserido. Dessa forma, quando buscamos caracterizar os saberes, intencionamos identificar e construir o saber profissional do professor que ensina matemática, em especial para esta pesquisa, do professor que ensina geometria.