INCLUSÃO AUSENTE: A REPRESENTAÇÃO LIMITADA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Resumo

Este artigo abordou estudos sobre identidade e diferença com o objetivo de desvelar as possíveis formas de representação de vozes e perspectivas no discurso presente nos livros didáticos utilizando a coleção "A Conquista da Matemática", destinada ao Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano, para compor o corpus. Para a análise, utilizamos a pesquisa qualitativa, nos apoiando na análise do discurso na perspectiva de Foucault especificamente na construção de enunciados. Notamos que a representação de pessoas com deficiências nessas obras é muitas vezes limitada e estereotipada, focando principalmente em pessoas cadeirantes e deficientes visuais, enquanto outras deficiências são negligenciadas. Os enunciados construídos revelaram "a deficiência física como símbolo de inclusão" e "apagamento das pessoas com deficiências". Além disso, a falta de conexão entre as imagens e as atividades propostas também chamam atenção, sugerindo uma pseudo-integração das pessoas com deficiências ao contexto pedagógico e social.

Biografia do Autor

Tatiane Da Silva Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ex bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Atualmente, bolsista do Programa de pós graduação Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

José Wilson dos Santos , Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor e mestre Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação Matemática e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do sul. Possui experiência de 22 anos atuando como professor e coordenador de Matemática, sendo aproximadamente 10 deles dedicado ao Ensino Superior, atuando em cursos de graduação e especialização na área de Matemática, Pedagogia e Psicopedagogia. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), lotado no Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. É professor permanente no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, e coordena o curso de Matemática-Licenciatura no período (2019 -2023). Desenvolve pesquisas na área de formação de professores, Currículo e Educação Matemática. É membro dos grupos de pesquisa CPCEM - Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática, TEIAMAT - Teia de pesquisas em Educação Matemática e líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade - GPEMATCC.

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática, professora permanente e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática. Coordenou o subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD. Tem experiência como Professora do Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos na rede pública e privada. Coordenou a Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou como professora formadora e tutora nos cursos de graduação, pós-graduação e na capacitação de professores na EaD da UFGD. Participou como avaliador do PNLD 2021 e 2022. É pesquisadora integrante do grupo de trabalho - Formação de professores que ensinam Matemática GT7 - SBEM e do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM/UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD). Desenvolve pesquisas ligadas a Formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática.

Publicado
2023-10-23
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVII SESEMAT - 2023