INCLUSÃO AUSENTE: A REPRESENTAÇÃO LIMITADA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo abordou estudos sobre identidade e diferença com o objetivo de desvelar as possíveis formas de representação de vozes e perspectivas no discurso presente nos livros didáticos utilizando a coleção "A Conquista da Matemática", destinada ao Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano, para compor o corpus. Para a análise, utilizamos a pesquisa qualitativa, nos apoiando na análise do discurso na perspectiva de Foucault especificamente na construção de enunciados. Notamos que a representação de pessoas com deficiências nessas obras é muitas vezes limitada e estereotipada, focando principalmente em pessoas cadeirantes e deficientes visuais, enquanto outras deficiências são negligenciadas. Os enunciados construídos revelaram "a deficiência física como símbolo de inclusão" e "apagamento das pessoas com deficiências". Além disso, a falta de conexão entre as imagens e as atividades propostas também chamam atenção, sugerindo uma pseudo-integração das pessoas com deficiências ao contexto pedagógico e social.